segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Programa para exame de graduação no Karate Shotokan parte 9



Programa para graduação de faixa preta ( 2º dan ), até faixa preta ( 3º dan).

Requisitos

_ Tempo mínimo: 3 anos
_ Frequência: 220 aulas
_ Idade mínima: 25 anos

Kihon

Não é solicitado a este nível de graduação

Kata

1_ Opcional, escolhido pelo examinando dentre os componentes da série obrigatória.
2_ Obrigatório, a ser determinado pela banca examinadora, entre Bassai-Dai, Kanku-Dai, Jitte, Hangetsu, Enpi, Gankaku e Jion.

Kumite

1_ Jiyu Kumite
Três combates, sendo um por vez, contra diferentes adversários de níveis inferiores ao nível ostentado pelo examinando. Aos examinandos da categoria senior, será facultada a apresentação de defesa pessoal, com a situação a ser selecionada pela banca examinadora.

Conhecimentos Gerais

Versarão sobre o Kata opcional executado, além de perguntas sobre técnicas genéricas de Karate.

Tame - Shiware

Quebrar três tábuas, nas dimensões de 30 cm x 30cm de no mínimo uma polegada, em direções e golpes diferentes.


Observação: Todo esse programa para exame de graduação, isto é, de faixa branca ( 7º kiu ), até faixa preta ( 3º dan ), não é definitivamente obrigatório ou a palavra final sobre exame de faixa a qualquer escola de Karate Shotokan. Mas é o modelo que adoto como padrão para exame de meus discípulos em minha escola. Apenas quis deixar como ilustração para guiar e orientar ao estudante sério de Karate-Do, de modo que possa estudar e praticar.



2 comentários:

  1. oss1 por favor ajudem me . quero voltar a estudar karate pois sou diciplo desde 1960 ate 1975 quando parei para dedicar me a instruçoes de defesa pessoal voltado para policia . por onde devo começar / . ficarei muito se os senhores poderem ajudar me .

    ResponderExcluir
  2. Olá, sargento Moreira! Aqui Disponho somente programas de graduação para primeiro, segundo e terceiro dan, no que se refere à faixa preta. Buscando os marcadores do blog ou arquivo do blogue você encontrará programas completos de faixa branca à faixa preta. Na realidade, como faixa preta autêntico, procuro treinar também do básico ao mais avançado. Não importa se paramos de treinar ou não, sempre enfatize o básico. Estudando e praticando os fundamentos do Karate. Como dizia Gichin Funakoshi Sensei, O Karate é como água fervente, se não procurarmos treinar voltamos ao estado morno. Isso significa que quando paramos fica muito difícil para a água ferver. Eu mesmo já experimentei o exfriamento por não treinar, é como tentar empurrar um carro ladeira acima. Estude, pesquise e pratique o Karate se assim o desejar, pois a resposta está dentro de você mesmo. Procure o seu antigo mestre ou outro mestre que possa ajudá-lo no treinamento. Se em sua cidade não houver um Dojo para se aplicar ao treinamento, a sua opção é encontrar um bom material de Karate para estudar e auxiliar o seu treino. Ainda que esteja em algum Dojo de Karate esses livros poderão auxiliar no estudo e treino. Como exemplo há livros de Masatoshi Nakayama que lhe poderá ser útil. O livro Karate Dinâmico é um bom exemplo, pois ele é considerado a Biblia Sagrada do Karate Shotokan por especialistas em Karate. Com meus cumprimentos, oss!

    ResponderExcluir