quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A série de kata Tekki


Tekki
A série originou-se também como a série Heian na região de Shuri, esta série também são kata básicos. No entanto, a execução desta série é indicada para estudantes avançados.
Nos kata Tekki, o estudante deve adquirir a dignidade e a força das técnicas do Karate e, mais que isso, deve-se dominar a dinâmica, a força propulsora que vem com a prática; com o propósito de fortalecer os quadris e as posturas.
Quanto ao significado há algumas traduções do seu nome com significados diferentes como cavaleiro de ferro ou andar a cavalo.
Tekki Shodan
A linha de atuação na série de kata Tekki é a linha reta, com os movimentos sendo executados para os lados. Se a postura de pés cruzados não estiver correta, a linha de atuação tende a inclinar-se para a frente. Portanto, o rítmo da mudança do peso do corpo e do alinhamento dos dedos de ambos os pés é importante. Qualquer que seja o movimento, a postura em kiba-dachi não deve ser alterada. E quando se executam técnicas para os lados, o corpo, dos quadris para baixo, tem que estar voltado para a frente. A posição é de quem monta a cavalo, logo é muito importante que seja forte e estável. A atitude do praticante deve ser de determinação e eficiência. Para as técnicas especiais de chute, como o chute ondulante ( nami-gaeshi ou nami-ashi ), os quadris precisam estar bem posicionados.
Tekki Nidan
Com esse kata, domina-se a diferença entre o bloqueio agarrando do nível médio ( tsukami-uke ) e o bloqueio em gancho do tekki shodan ( kake shuto-uke ), pois é muito importante fazer uma distinção clara entre os dois bloqueios. O bloqueio para baixo e para o lado, com o dorso da mão para baixo ( gedan-uke ), pode ser muito fortalecido colocando-se a mão do outro braço apoiando o cotovelo do braço que bloqueia.
Tekki Sandan
O domínio da rápida regulagem do tempo é necessário para os bloqueios alternados ( gedan-barai e uchi-uke ). Domine a postura em kiba-dachi e dos pés cruzando quando estiver deslocando-se em kiba-dachi, sempre alinhando os dedos para não sair da linha de atuação (enbusen). Com este kata pode-se aprender os pontos chaves do bloqueio contínuo e alternado de nível intermediário. Não importa quão rápido seja o desempenho, a posição deve ser de força e firmeza, como nos outros kata tekki.

Agora veja a sequência de kata da série tekki, e mais adiante os mesmos kata sendo executados em bunkai.





3 comentários:

  1. adoro essa site...Gostaria que você colocace o Bunkai de mais katas...
    Oss

    ResponderExcluir
  2. Olá Flavynha muito obrigado por gostar desse site, pois o mesmo foi criado para todos os que desejam aprender e estudar o Karate. Pode ter certeza que atenderei o seu pedido para incluir mais bunkai, na verdade o meu próposito é colocar um bunkai para cada kata. Eu mesmo estou pesquisando alguns vídeos para adicionar a cada kata. Com meus cumprimentos minha amiga e irmã de arte,oss!

    ResponderExcluir