quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

kanku Dai

O Kanku Dai é um kata originário da região de Shuri, ilha de Okinawa, praticado pela escola Shotokan. O siginificado do seu nome quer dizer olhar para o céu. Esse é o kata cuja apresentação Gichin Funakoshi mais gostava de ver, pois era o seu kata preferido.
Era dito pelos antigos mestres que deste kata, sensei Itosu, criou os cinco kata da série Heian. O Kanku Dai é um dos kata mais longo do Karate e o seu nome atual deriva do primeiro e segundo movimentos, olhando para o céu. Seu nome anterior, Kushanku, deve a sua origem a Kung Siang Chun, membro de uma missão diplomática durante a dinastia Ming; e especialista em arte marcial chinesa. Esse kata está dividido em dois, a saber: Kanku Dai e Kanku Sho. Existem outros similares com seus nomes antigos, Kushanku Dai e Kushanku Sho, praticados por outras escolas como Shorin Ryu, Wado Ryu, Shito Ryu etc.
Com esse kata, o praticante aprende a se defender de uma variedade de ataques desferidos por diversos adversários, provenientes de quatro e até oito direções,pois ele é rico em variações.
Naturalmente, ele compreende técnicas de tempo rápido e lento, a dinâmica da força e a expansão e contração do corpo. Dele o praticante tem que dominar as mudanças de direção, o salto e queda.
video


Nenhum comentário:

Postar um comentário