sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Gankaku

O Gankaku é um kata originário da região de Tomari, ilha de Okinawa, muito antigo. Este kata era chamado de Chinto e seu nome atual,"Grou sobre a rocha ou a Garça pousada na pedra",deriva das posturas muito semelhantes da Garça ou do Grou. Porque a Garça ou o Grou, apoiados numa só perna, sobre a rocha, está prestes a lançar-se sobre o inimigo. Nessa posição, o praticante deve ter a sensação de inibir e subjugar os movimentos do adversário.
Tendo o yoko geri keage como seu núcleo especial, esse kata não se compara a nenhum outro. Ele é apropriado para o praticante dominar o equilíbrio enquanto se põe sobre uma perna só e simultaneamente contra-ataca com um chute lateral e com o dorso do punho. Esse kata é praticado por várias escolas como: Shito-ryu, Wado-ryu e Shorin-ryu. Alguns estilos como o Shotokan, o pratica sob outras denominações como Gankaku (nomeado pelo mestre Gichin Funakoshi).



4 comentários:

  1. Sou faixa Marrom de Karatê Shotocan e estou treinando esse kata Gankaku. E ouvi falar que é muito feito por mulheres.. Tem alguma coisa que fala disso mesmo??

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo perdoe-me por não ter respondido na data de postagem de seu comentário. Motivo, estava sem tempo de entrar no blog, mas consciente de que preciso entrar e colaborar nas postagens. Bom quanto ao kata gankaku se é praticado por mulheres isso não importa, pois acredito que seja bom gosto de nossas irmãs de arte apreciarem esse belo kata. Porque o mesmo têm técnicas valiosas para ambos os sexos. Karate é para o verdadeiro homem e para a verdadeira mulher. Eu mesmo aprecio esse kata. Pratique sempre os kata que você mais gosta e descubra como criar suas técnicas de luta e defesa pessoal, mas sempre praticando e aprendendo todos os katas que for preciso aprender. No entanto, se o amigo ouviu dizer que é um kata só para mulheres, acredite eles estão equivocados. Com meus cumprimentos, oss!

    ResponderExcluir
  3. é um kata muito bonito de se ver, quem faz muito este kata em finais de campeonatos é o atleta luca valdesi da seleção italiana, kata muito bonito de se ver.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rafa! Seja bem-vindo a esse blog, muito obrigado pela sua presença. Com meus cumprimentos, oss!

    ResponderExcluir