sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Jitte

Originário da região de Tomari, ilha de Okinawa, é praticado por diversas escolas de Karate, como: Shito-ryu, Wado-ryu, Shotokan etc. O seu nome quer dizer "dez mãos". Outros mestres alegam que a suas formas de yama gamae (postura da montanha) lembram as formas de um jitte ( arma suplementar de defesa usada pelos samurai). A ideia implícita na palavra Jitte é que o domínio desse kata deve capacitar o praticante a realizar a ação de dez homens. Ele ensina técnicas que permitem enfrentar ataques desferidos com armas, especialmente bastões.
Um bloqueio vigoroso exige o domínio completo de vários pontos importantes encontrados também no kata Heian Sandan, como o papel fundamental dos quadris na concentração da força. O kata Jitte ajuda a fortalecer os ossos e os tendões; também ajuda a compreender a importância de se manter certa tensão nas partes laterais do tórax. Como também saber controlar essa tensão, por exemplo, ao girar o tronco depois de bloquear, ao derrubar o oponente ou agarrar o adversário a força.



Um comentário:

  1. obrigado me ajudou de mais principalmente pq eu sou o guardiao desse kata e tenho q aprender sobre ele rapidamente oss

    ResponderExcluir