quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A série de kata Heian

Heian


A série de kata Heian é originária da região de Shuri, ilha de Okinawa, o significado do seu nome quer dizer" paz e tranquilidade". Esta série é também praticada por várias escolas de linhagem similar. O nome da série tem origem no Período Heian japonês, por volta de 794 a 1192. O Período Heian surge com a transferência da capital para Kioto, de modo que nasce um dos períodos de grande desenvolvimento artístico que dura até 1192.
Esta série foi desenvolvida pelo mestre Yasutsune Itosu, conhecido como punho sagrado, o qual foi mestre de Gichin Funakoshi. A título de curiosidade é importante saber que esta série quando foi criada, denominava-se Pinan. Como sabemos, o mestre Gichin Funakoshi, posteriormente mudou o nome de vários kata, os quais possuíam seus nomes em chinês. Como por exemplo o Kushanku, que é conhecido também por Kanku-Dai. Pela execução dos kata da série Heian é necessário dominar os princípios, fundamentos e habilidades indispensáveis ao karate. Portanto, a série Heian é o princípio para o domínio das técnicas básicas e posteriormente para a execução de kata mais avançados.
Heian Shodan
Heian Shodan compõe-se de técnicas básicas de bloqueio: gedan barai, jodan age uke, chudan shuto uke e a técnica de soco oi-zuki. As posturas empregadas são zenkutsu-dachi e kokutsu-dachi. Também inclui o método de contra-ataque kentsui tate mawashi-uchi quando o seu pulso é agarrado por um adversário. As coisas mais importantes a serem dominadas neste kata são a inversão de direção e o movimento das pernas. Como esse é o primeiro kata a ser aprendido, é importante treiná-lo em movimentos com os pés e seguindo a linha de atuação (enbusen). Atenção, é muito importante que você objetive o domínio da posição frontal e dorsal, enquanto se familiariza com os aspectos essenciais do soco oi-zuki.
Heian Nidan
As técnicas praticadas no Heian Nidan são o bloqueio (hidari haiwan ridari sokumen jodan yoko uke ( bloqueio do nível superior para o lado esquerdo com o lado de cima do antebraço), mae-geri keage ( chute frontal ascendente ) e o ataque simultâneo com yoko-geri keage e migi uraken jodan yoko mawashi-uchi ( golpe indireto horizontal no nível superior com o dorso do punho direito e chute lateral ascendente). Para que esse ataque simultâneo seja vigoroso e eficaz, o kamae no sétimo movimento tem que ser perfeito. Para realizar esse movimento sobreponha o punho direito sobre o punho esquerdo, forme um eixo com a perna de apoio, os quadris e a cabeça, ao mesmo tempo que você levanta o pé que chuta até o joelho da perna de apoio enquanto gira os quadris. É também importante o domínio perfeito da inversão de direções e a tomada da posição inversa ( gyaku hami) semivoltada para a frente, começando da mesma posição. Aqui empregamos hidari chudan uchi-uke, mae geri keage e gyaku zuki em um único movimento.
Heian Sandan
O Heian sandan consiste em bloqueios alternados, do nível médio para o inferior, (migi chudan uchi-uke e hidari gedan barai). bloqueio com o cotovelo (hidari enpi yoko-uchi), golpe com o dorso do punho ( migi uraken migi sokumen tate mawashi-uchi), chute triturador (fumikomi) e outras técnicas. São de especial importância: treinar na postura kiba dachi e dominar a técnica de deslocamento dos pés ( yori-ashi) no final do kata.
Heian Yondan
As técnicas no Heain Yondan são o bloqueio , ryo ken gedan juji uke, morote uke, kakiwake uke e chudan shuto-uke. E golpes com migi shuto soto mawashi-uchi, mae geri keage, uraken tate mawashi uchi, mae enpi uchi e hiza geri. Várias técnicas de bloqueio e arremate podem ser aprendidas com esse kata, por exemplo, saltar levemente a frente para um golpe semicircular vertical, com o dorso do punho, depois de ter realizado um mae geri keage ( chute frontal ascendente ). Para isso, é preciso que se tenha ótimo equilíbrio na postura kake-dachi ( posição de pés cruzados).
Heian Godan
Nesse kata, é usada uma postura especial do antebraço, a postura da água corrente ( mizu nagare). Este kata é usado para golpear. Não se esqueça de que o antebraço e o tórax devem ficar paralelos. É importante dominar o equílibrio, como ao assumir a postura de pernas cruzadas ( kake-dachi) ao aterrissar de um salto. No Heian Godan, as técnicas incluem mizu nagare, jodan juji-uke, gedan juji-uke, nagashi-uke, morote-uke, chudan osae-uke, chudan uchi-uke e kake shuto-uke. Enquanto que os golpes são oi-zuki, shuto gedan uchi komi e mikazuki-geri. As posturas usadas são zenkutsu-dachi, kiba-dachi, kokutsu-dachi e kake-dachi.

Aqui se segui a série Heian.

Aqui temos a série Heian sendo praticada incluindo-se bunkai. E por último Yoshiharu Osaka com praticantes da JKA.




9 comentários:

  1. O site está muito bom. Porém seria mais didático colocar as formas dos golpes(figuras)com a nomeclatura.Pois fica meio vago apenas as nomeclturas.Principalmente para quem está iniciando.Oss.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Felipe! Muito obrigado pelo seu comentário. Quanto ao que se refere a figuras, a sua ideia é muito boa, mas esse site é para estudo de alunos que já estudam Karate. Já ao principiante,ele gradualmente em sua escola de Karate junto ao mestre; no tempo certo cada técnica virá naturalmente. Aqui neste blog quiz apenas compartilhar um pouco com aqueles que necessitem de instrução. Já havia pensado a respeito deste assunto, porém falta material e às vezes tempo para realizar artigos com as técnicas.Quando puder dê uma olhada no arquivo do blog e veja o artigo bibliografia. Lá você verá referências de bons livros que ajudam ao iniciante.

    ResponderExcluir
  3. Oss Sensei Rogerio
    keria agradecer muuito
    eu estava meio ruim no heian sandan e aki sinto q me ajudou muito pois fikou bem melhor
    fiko agradecido por isso

    muito sucesso pra vc senseei
    Arigaatoo
    Oss

    ResponderExcluir
  4. olá sensei,me chamo suely fxpreta 2dan fortaleza-ce sou fx preta shorin e a quatorze treino e dou aula estilo shotokan quero lhe parabenizar pelo site sempre surge uma dúvida ou outra apesar d muitos anos de trinamento.o mais importante é a humildade d perguntar,pesquisar entrei aqui p/ tirar uma duvida e consegui só tenho a agradecer,OSS.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Roox e Sueli! Muito obrigado pela visita de pessoas especiais como vocês. Para mim é uma honra ser prestigiado com a presença de cada um. Com meus cumprimentos, oss!

    ResponderExcluir
  6. OSS, sou Luka'z, fx Roxa... estou aqui para agradecer pelas dicas Sensei Rogério, agora com esse blog, estou melhorando Heian Yondan e Heian Godan... valeu OSS!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Luka`z! Parabéns pelo seu desempenho, estou torcendo pelo seu sucesso. Oss!

    ResponderExcluir
  8. Oss! Boa noite, pensamos que conhecemos muito e ainda existem detalhes a serem descoberto sobre o karatê pois, ele ainda é bastante complexo e a história ainda seria uma história a ser desvendada, nós, que buscamos o conhecimento sobre a verdadeira história do karatê, não sabemos "nada", imagine quem fica sentado esperando seu mestre ensinar. Gostei muito sobre o escrito e os vídeos. sou professor aqui em Salvador, um abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Luís sensei! Saudações, seja sempre bem-vindo ao meu, seu e nosso dojo virtual. Aqui nos arquivos do blog tenho algo sobre as origens do Karate, caso o irmão de arte não tenha visto. Com meus cumprimentos, oss!

    ResponderExcluir