sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Gankaku

O Gankaku é um kata originário da região de Tomari, ilha de Okinawa, muito antigo. Este kata era chamado de Chinto e seu nome atual,"Grou sobre a rocha ou a Garça pousada na pedra",deriva das posturas muito semelhantes da Garça ou do Grou. Porque a Garça ou o Grou, apoiados numa só perna, sobre a rocha, está prestes a lançar-se sobre o inimigo. Nessa posição, o praticante deve ter a sensação de inibir e subjugar os movimentos do adversário.
Tendo o yoko geri keage como seu núcleo especial, esse kata não se compara a nenhum outro. Ele é apropriado para o praticante dominar o equilíbrio enquanto se põe sobre uma perna só e simultaneamente contra-ataca com um chute lateral e com o dorso do punho. Esse kata é praticado por várias escolas como: Shito-ryu, Wado-ryu e Shorin-ryu. Alguns estilos como o Shotokan, o pratica sob outras denominações como Gankaku (nomeado pelo mestre Gichin Funakoshi).



6 comentários:

  1. Sou faixa Marrom de Karatê Shotocan e estou treinando esse kata Gankaku. E ouvi falar que é muito feito por mulheres.. Tem alguma coisa que fala disso mesmo??

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo perdoe-me por não ter respondido na data de postagem de seu comentário. Motivo, estava sem tempo de entrar no blog, mas consciente de que preciso entrar e colaborar nas postagens. Bom quanto ao kata gankaku se é praticado por mulheres isso não importa, pois acredito que seja bom gosto de nossas irmãs de arte apreciarem esse belo kata. Porque o mesmo têm técnicas valiosas para ambos os sexos. Karate é para o verdadeiro homem e para a verdadeira mulher. Eu mesmo aprecio esse kata. Pratique sempre os kata que você mais gosta e descubra como criar suas técnicas de luta e defesa pessoal, mas sempre praticando e aprendendo todos os katas que for preciso aprender. No entanto, se o amigo ouviu dizer que é um kata só para mulheres, acredite eles estão equivocados. Com meus cumprimentos, oss!

    ResponderExcluir
  3. é um kata muito bonito de se ver, quem faz muito este kata em finais de campeonatos é o atleta luca valdesi da seleção italiana, kata muito bonito de se ver.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rafa! Seja bem-vindo a esse blog, muito obrigado pela sua presença. Com meus cumprimentos, oss!

    ResponderExcluir
  5. ossu! muito bonito esse kata. vou pratica lo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Robson! Saudações irmão! Tenha um bom estudo e aperfeiçoamento do seu kata. O kata é a essência do Karate, então quanto mais se estuda e pratica; mais conhecimento você pode adquirir. Com meus cumprimentos, oss!

    ResponderExcluir