sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Enpi

O Enpi foi criado na região de Tomari, ilha de Okinawa, originando-se do Kenpo. O nome anterior desse kata era Wanshu e o significado do nome Enpi"andorinha voadora", está no golpe ascendente no nível superior ( jodan age zuki) e no ato de saltar e golpear ao mesmo tempo em que o praticante agarra o oponente e o puxa. Todos esses movimentos sugerem o voo alto e baixo da andorinha. O nome Enpi também se aplica à inversão de direção, que é como voar. Esse é um kata leve e fácil, enérgico e perspicaz.
Num confronto com o adversário, ao ser agarrado pela mão, o praticante pode descobrir técnicas e aberturas, induzir o oponente a atacar, e pode ainda aprender com a mudança de táticas.



2 comentários:

  1. Oss professor Rogério, esse kata é muito bom e bonito. Ele também tem o bunkai? Sou faixa marron de karatê e estou praticando muito ele.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Flávio Silva! Saudações irmão de arte. Realmente é um belo kata, de fato tem o bunkai do mesmo, no entanto não tenho aqui no blog. Já havia pensado em realizar o bunkai de outros kata. Falta material para adicionar aqui. Com meus cumprimentos, oss!

    ResponderExcluir