quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Bassai Dai

Bassai Dai é originário da região de Shuri, ilha de Okinawa, praticado pela maioria dos estilos, como: Wado-ryu, Shotokan, Shorin-ryu etc. Esse kata possui outras variações e denominações diferentes por se tratar de uma forma antiga e influênciada por muitos mestres da época, como: Matsumura no Passai; Tomari no Passai; Passai Dai; Bassai Dai; e Bassai Sho.
O kata Bassai recebe esse nome porque pressupõe o espírito e a força necessários para investir contra o inimigo. Ele precisa ser cheio de vitalidade, mas se não tiver uma dignidade imponente, suas características especiais não se manifestarão. Bassai é uma joia preciosa entre os kata Shotokan. Depois de aprender os fundamentos com os kata básicos, este deve ser dominado a todo custo. Aprenda a usar os opostos: tranqüilidade e agilidade, força e mudança, técnicas rápidas e lentas, leves e pesadas da força, pois do contrário o kata não será eficaz.
O seu significado quer dizer atravessar a fortaleza, destruir a fortaleza e entrar em uma fortaleza. Derrubando e superando os seus obstáculos, com golpes que pela sua potência têm em essência o poder hipotético de derrubar os muros da fortaleza do inmigo.
As suas técnicas representam repetidas mudanças de bloqueio com os braços, contendo técnicas de agarrar, puxar e pisar. Representando ainda vários movimentos onde o estudante troca as posições de desvantagem em vantagem. O Bassai Dai é um kata que materializa a força de vontade criando a força interior.

Aqui se segui o Bassai Dai em sua forma e depois o mesmo kata realizado em bunkai.




6 comentários: