sábado, 7 de setembro de 2013

O Corpo Humano e Seus pontos vulneráveis







O conhecimento de anatomia do corpo humano é imprescindível para a defesa pessoal. Tal conhecimento pode fazer a diferença entre a vida e a morte, pois é um assunto de vital importância. Em Karate-Do a essência das técnicas está no kime, portanto, o próposito do kime é um ataque explosivo ao alvo usando a técnica apropriada e o máximo de força no menor tempo possível. Outrora, a expressão ikken hisatsu, cujo significado é "matar com um golpe" era empregada nas técnicas dos praticantes do passado. Já que a vida deles dependiam disso, pois o karateka de antigamente treinava o kime com muita seriedade mortal no makiwara. No entanto, o estudante de karate de hoje precisa entender que o seu papel como artista marcial é de muita seriedade com a vida. Tal técnica só poderá ser usada se a sua vida ou a de outrem correr perigo, caso seja necessário. Somente quando todos os recursos tiverem se esgotados e não houver outro meio de defesa. Porque a vida é algo muto importante, pois a mesma nos foi concedida por Deus. O próposito original do Karate-Do é eliminar o oponente no primeiro golpe, daí a expressão "ikken hisatsu" , a qual se refere a uma técnica empregada para matar o oponente. Aqui falarei para estudantes de Karate-Do sobre pontos vulneráveis e portanto de suma responsabilidade sua o conhecimento das técnicas que você aprendeu. Outro fato é que tudo aqui relacionado só poderá ser dominado por aqueles que treinam Karate-Do por muitos anos e sabe empregar cada arma do Karate-Do com eficiência máxima. Porque na verdade é necessário desenvolver as armas naturais, mãos e pés, e estudar os pontos vulneráveis do corpo humano.

Sobre defesa pessoal leia também outro artigo meu: A Legítima Defesa Pessoal e Karate-Do








4 comentários:

  1. Parabéns amigo ! Gosto muito deste blog , tenho 19 anos e sou faixa marron em karate Shotokan ...
    Sempre que quero ler algo sobre esta arte que é a melhor do mundo (na minha opinião rs) dou uma passada aqui ..

    Gostaria muito que você continuasse fazendo as postagens ;

    Um grande abraço !

    OOSS !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, hoje vai ser a minha primeira aula de karate-Do. Tenho 41 anos mas acredito que nunca é tarde para aprender algo e curiosamente, pesquisando sobre esta arte marcial, encontrei o seu blog que acho muito bom. Já o coloquei nos meus favoritos e serei, sem dúvida, uma leitora atenta. Um abraço e continuação do bom trabalho que está fazendo de esclarecimento sobre esta arte...esta filosofia de vida.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Magda! Saudações, seja bem-vinda ao nosso dojo virtual. Realmente nunca é tarde para começar. Karate é um dos aspectos de nossa vida. Um caminho difícil e árduo, porém isso é apenas um preparo para todas as coisas da vida no seu dia a dia. Não desista, pois você já nasceu com as mãos vazias. Isso não é Karate-do? Com meus cumprimentos, oss!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sidnei! Muito obrigado pela sua presença em nossas páginas. Realmente preciso escrever mais, no entanto, o que me falta é tempo. Mas vou procurar sempre que possível postar algo. Com meus cumprimentos, oss!

    ResponderExcluir