segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A coluna vertebral




Segundo a Organização Mundial de Saúde, 85% da população mundial enfrenta ou vai enfrentar o problema.


Alguma vez você já sentiu dor na coluna? Saiba que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) informam que 85% da população mundial enfrenta ou vai enfrentar este mal durante a vida. Essa dor inconveniente pode ter a sua origem a partir de vários hábitos, como a postura incorreta ao andar curvado, ficar horas em frente ao computador e deitar ou sentar de forma errada. Me lembro quando menino, tinha uma má postura. Graças à minha professora no fundamental na escola pude corrigi-la. Acabei me policiando no dia-a-dia, de modo que desenvolvi uma consciência corporal, porque com esforço sincero aceitei a mudança. Aconselho que pais, educadores e nós que ministramos Karate no dojo, devemos estar atentos a esse detalhe com nossos filhos e alunos. Sempre incentivando que cuidem de sua postura ao andar, sentar ou deitar quando dormimos. Também outros motivos que podem levar às dores de coluna, levantar pesos excessivos, sedentarismo, obesidade, traumas, distúrbios hereditários e etc. Além de desempenhar diversas funções no organismo, como propiciar maior extensão de movimento, a coluna favorece o equilíbrio para a locomoção. De acordo com os especialistas, não há idade específica para a dor aparecer, pois é importante ficar alerta e tomar os cuidados necessários. Segundo Jason Gilbert, o "quiropraxista",a coluna é como uma máquina, que precisa estar em perfeito funcionamento. Com o passar do tempo e por conta de quedas e erros posturais, a coluna perde movimentos e doenças crônico degenerativas aparecem".Consequentemente com uma má postura ,adquiri-se escoliose, hiperlodose e cifose, como também hérnia discal. Outros problemas também é a lombalgia ( dor nas costas); dor na coluna cervical (pescoço); dor de cabeça ou cefaleia; dores nas articulações; tendinite do ombro e cotovelo e tensão muscular. "Muitas vezes as dores de cabeça não tem ligação neurológica. O problema está na coluna", afirma Jason Gilbert. Nunca negligencie a dor na coluna, caso haja alguma dor procure o profissional adequado para se fazer o exame. O que pode parecer uma dor inofensiva, se não for devidamente tratada, poderá agravar-se com o passar do tempo. Se você pratica Karate ou outra arte marcial, entenda o quanto é importante cuidar de nossa coluna, busque adquirir e desenvolver consciência corporal, ou seja, perceba se você está sem postura. Começe a observar a sua postura ao andar, sentar, deitar e logo logo você terá bons resultados.

Faça o teste

Como está a sua coluna?
1 - ombros e orelhas
Em frente a um espelho, fique com o corpo ereto, e de perfil, verifique se a ponta da orelha está alinhada com o ombro. Se ela estiver para a frente ou para trás da linha do ombro, existe algum problema provocado pela má postura.

2 - barra da calça
Verifique a barra da calça. Dobre-a dos dois lados. Se tiver que dobrar um lado mais que o outro, pode haver um desnível, também provocado pela postura errada da coluna.

3 - glúteos
Veja se um glúteo está mais saliente que o outro. Se o corpo estiver desnivelado, a parte do glúteo que está sendo" forçada" acaba ficando maior que a outra, indicando desvio na coluna.

4 - sola gasta
Observe se o solado de seu sapato está gasto igualmente nos dois pés. Quando a coluna está fora do lugar, há desgaste maior em um dos solados.

5 - quadris
Fique de pé e, com a coluna ereta, verifique se os seus quadris estão na mesma altura. Quando existe algum problema na coluna, geralmente um lado do quadril fica mais alto que o outro.

6 - mobilidade
Verifique sua mobilidade. Tente agachar e levantar. Se notar dificuldades de mobilidade e falta de equilíbrio, isso indica problemas na coluna.

7 - pescoço
Vire o pescoço para a direita e para esquerda, e observe se há dificuldade na hora de realizar os movimentos. Problemas na coluna podem limitar os movimentos do pescoço.

8 - resultado
Se você se identificou com algumas situações acima, procure um médico o mais rápido possível para que ele possa fazer o diagnóstico e indicar o tratamento ideal.

Fonte de faça o teste em como vai a sua coluna: Jason Gilbert. Jornal O Dia.




3 comentários:

  1. Boa noite. O karate é indicado para portadores de escoliose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bad Girl! Boa tarde! Ao que se refere à escoliose, primeiro devemos consultar o médico. Porque é necessário avaliar a grau de sua escoliose. Eu mesmo tive escoliose e fui curado usando exercícios de yoga e na bola suíça. A orientação médica que tive foi evitar exercícios que causassem desconforto. Você com um bom Sensei ele saberá ajudá-la. Com meus cumprimentos, oss!

      Excluir
    2. Olá, Bad Girl! Boa tarde! Ao que se refere à escoliose, primeiro devemos consultar o médico. Porque é necessário avaliar a grau de sua escoliose. Eu mesmo tive escoliose e fui curado usando exercícios de yoga e na bola suíça. A orientação médica que tive foi evitar exercícios que causassem desconforto. Você com um bom Sensei ele saberá ajudá-la. Com meus cumprimentos, oss!

      Excluir